terça-feira, 23 de abril de 2013

PODE CONFIAR EM MIM.

Eu não conheço uma só pessoa que não tenha conhecido outra que lhe tenha dito ao pé do ouvido: pode confiar em mim. E é justamente por isso que eu me sinto meio clichê quando coloco sua cabeça no meu colo e digo que você não tem nada com o que se preocupar. E não tem mesmo. Mas acho que de nada adianta eu te confirmar isso todo dia, se as informações que o teu cérebro joga contra o teu coração são de que é só mais uma pessoa tentando te fazer de idiota. Hoje em dia é mais difícil se soltar. Coloca-se luvas, porque o amor pode causar uma dolorida queimadura. Na vida, é preciso - e obrigatório - nunca se esquecer do cinto de segurança. Medo de morrer? Não. Medo de amar. Quando você encontra alguém que consegue passar como uma fita no meio do teu peito e te faz sentir como se a morte fosse algo quase impossível, trave-a, ela é única. Se confiar em alguém é uma tarefa difícil, se sentir seguro em um relacionamento é duas vezes mais. O que ele faz quando não está comigo? Confiar desconfiando, olha a que ponto nós chegamos. Vejo esposas ligando atrás de seus respectivos maridos no horário de trabalho, só para ter certeza que o mesmo está onde deveria estar. Vocês vão me dizer que isso é falta de "confiança no próprio taco". Prefiro chamar isso de consequências. Essas inseguranças são frutos de outros relacionamentos pobres com pessoas vazias. Você não pede para ser desconfiado, você é praticamente colocado contra a parede. É como se fosse algo que se instalasse sem que você pudesse fazer nada a respeito. Somos moldados a partir das escolhas que fazemos e, infelizmente, das pessoas que passam pela nossa vida, seja de uma forma bonita ou não. Seja em uma amizade curta, ou um relacionamento de cinco anos que acabou por culpa de traição. Não sei se toda essa história sobre amor e confiança servirá de alguma coisa. O que eu sei é que você não vai se colocar a inteira disposição assim da noite pro dia. Você tem todo o direito de se cuidar, de querer conhecer melhor aquele que te diz todas essas coisas e que gosta de ti mais e mais a cada minuto que passa. E eu prometo ter toda a paciência do mundo com as tuas feridas e inseguranças, contanto que você faça apenas uma coisa: quando se tratar de mim, não confie desconfiando.

8 comentários:

  1. Ooooooooooooooh que bonito ;___; Tería tanto que destacar que me llor non vou destacar nada, porque todo é marabilloso. Tes a maxia de enternecerme con todo o que escribes, mesmo cando adoita estar mezclado con certa amargura e unha seria reflexión sobre a vida e sobre os sentimentos. É tan real e tan literario ó mesmo tempo... es fantástico. Sen mencionar a paradoxa de que todo aquilo sobre o que meditas neste fragmento é algo que todos adoitamos coñecer pola lóxica, pola razón, pola experiencia, aínda que non o digamos porque se sobreentende... pero que non se pode evitar dicir ás veces, nun contexto como este, porque é coma dicirlle a alguén que pode confiar en ti: é algo que sae de dentro, e cada vez que o escoitamos, parece que é dito por primeira vez. Tal é a maxia da literatura.

    Fermoso ;___;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais uma vez fico imensamente agradecido pelos seus elogios, caro amigo. Você consegue extrair ainda mais sentimento daquilo que escrevo.

      Muito obrigado!

      Excluir
  2. Com um texto desses acho que não tem como desconfiar de ti! Se de fato essas palavras forem o teu modo de pensar e agir, o guri por quem tu preza a confiança está literalmente feito.
    beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso que eu digo pra ele. Mas como confiar assim, quase que cegamente, nos dias de hoje? O jeito é ir demonstrando todos os dias. E não que isso seja uma tarefa árdua, mas não deveria ser assim.

      beijos, e fico agradecido pelo comentário.

      Excluir
  3. Confiar é acreditar no outros.
    Que não são santos (ninguém o é).
    Por isso, confiar não é um estado que resulte da vontade. É uma questão de fé e tem a ver connosco próprios.
    Mas, muitas vezes, os outros dã-nos razões de sobra para que não acreditemos neles e, então, passamos a não confiar...
    Enfim, o tema, parecendo simples, é bem complexo. Mas gostei da tua abordagem. Muito boa, de resto.
    Um abraço, caro João.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas colocações pertinentes acerca do meu texto. Realmente, o tema é bastante complexo, Nilson.

      Abraços.

      Excluir
  4. Ola Joaõ,
    Acreditar é uma maneira de amor. Voce colocou super bem
    suas visões..

    Beijos

    ResponderExcluir